domingo, 9 de setembro de 2012

A Guerra do Consumo

O texto a seguir foi produzido por mim em uma avaliação de produção textual. Acrescentei algumas coisas antes de postar pois na prova eu não podia ultrapassar o limite de linhas, mas acredito que ficou melhor assim. É uma crônica humorística à respeito do consumo, espero que gostem.

Consumir, uma ação realizada em todos os lugares do mundo, em que as pessoas saem eu busca da "felicidade", porém, por meio de alguma compra. Atualmente, o consumo no mundo é tão grande que as lojas viraram campos de batalha , onde os compradores lutam com todas as garras por algum produto. Posso comprovar isso por meio de um exemplo prático e concreto.
Fui à uma loja de departamentos bem grande à procura de uma calça jeans que eu estava precisando. Logo ao entrar na loja, percebi um clima estranho, não se ouviam passos, nem vozes, apenas a música ambiente. a Loja estava significativamente cheia e as pessoas (quase todas mulheres) estavam olhando as peças e encarando umas para as outras  como se estivessem disputando algo. Olhei as roupas e logo encontrei a calça que queria, a última peça do estoque e do meu número. Só podia ser minha! Dei mais uma olhada nas peças da loja e fui em direção ao provador para ter certeza de que a calça servia, afinal, eu havia engordado alguns quilinhos nos ultimos dias. Percebi que havia uma mulher me encarando, cheguei a pensar que estava suja, com o cabelo bagunçado ou alguma coisa do tipo para ela estar me olhando daquele jeito... Mas não, a mulher me seguiu até o provador e puxou a calça da minha mão! Reagi por impulso e puxei de volta e ela começou a gritar comigo. No meio de tantos gritos e puxões (até de cabelo) começei a compreender que aquela louca queria a calça, a minha calça. por que nao pegou antes então? E onde está a educaçao?! Logo, uma vendedora da loja veio ver o que estava acontecendo e nos alertou dizendo que teriamos que nos retirar. Por dó, cansaço e vergonha, decidi deixar aquela maluca ficar com a calça, afinal ela não cederia muito fácil e também fiquei com pena da mulher, quem briga por uma calça não deve ter mais nada na vida...Saí da loja decepcionada, pois queria muito aquela calça; cansada e com fome, afinal quela briga toda me deixou moída e com uma fome imensa; e pior, morrendo de vergonha. Todos estavam olhando para mim como se eu fosse uma louca, mas eu apenas agi por impulso (eu acho). Me acalmei e comecei a raciocinar novamente. O que deu em mim? Acho que naquele momento eu me esqueci que existiam várias lojas no mundo que vendiam calças. Decidi, então, comer alguma coisa e procurar outra loja, mais vazia e sem concorrentes para batalhar pelas peças, de preferência. Basta uma "batalha" por hoje.
O consumo no mundo está atingindo outas dimensões, precisamos de estratégias para fazer compras e precisamos aprender a lutar para defender e conseguir o que queremos. Que mundo é esse onde não de pode mais seque fazer compras em paz? Acho que já sei o motivo da Segunda Guerra mundial e acredito que ela acontecerá logo, pois o consumo aumenta a cada geração.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar!