domingo, 30 de março de 2014

Concurso Internacional de Redação de Cartas

O texto a seguir, escrevi para o 43º Concurso Internacional de Redação de Cartas. Porém, o professor escolheu apenas 2 textos da escola para enviar para o concurso e infelizmente o meu não foi escolhido. Mas acho que valeu a pena meu esforço, pois gostei muito do tema e do processo de desenvolvimento da redação e acredito que consegui produzir uma boa carta. O tema era: "Escreva uma carta para dizer de que forma a música influencia a vida". Espero que gostem.



  Meus queridos netos e bisnetos,

  Escrevo-lhes esta carta com muito amor e carinho e gostaria que lessem também com carinho. Deixo aqui uma mensagem para guardarem em seus corações para sempre.
  Irei lhes falar sobre uma velha e grande amiga que me acompanhou durante esses meus 70 anos: a Música. Desde criança, sempre adorei ouvir música e tinha o sonho de aprender a tocar piano. Aos oito anos de idade, minha mãe finalmente me matriculou em uma escola de música. Ainda lembro, como se fosse ontem, da minha primeira aula de piano, um dos momentos mais felizes de minha vida. Eu iria finalmente aprender a reproduzir as músicas que eu quisesse. Elas estariam sempre comigo e eu poderia ouvi-las a qualquer hora. Tocando mínimas, semínimas e colcheias tudo ficava mais divertido e o mundo à minha volta ficava mais bonito ao som das notas musicais. tudo era apenas uma brincadeira e foi crescendo, crescendo, me absorvendo e de repente eu me vi assim, completamente dependente da música. Ela se tornou minha melhor amiga, uma parte de mim que eu não conseguia mais viver sem.
  Como minha melhor amiga, ela sempre esteve presente, seja no vinil, no rádio ou no piano, eu sabia que podia procurá-la a qualquer momento, seja com ou ruim. Nos momentos de tristeza, eu tomo uma coca cola e uma canção me consola, levando-me para outro mundo em que esqueço de todo o resto e me perco na melodia. Nas alegrias, as notas ecoam pelo ar  e contagiam o ambiente de felicidade. Na saudade, escuto aquela música que faz lembrar a pessoa amada e sinto que ela está ao meu lado ouvindo também a sequência de notas e acordes.
  Para mim, as música guardam lembranças tão bem quanto as fotografias. Ao ouvir uma música que traz recordações de minha vida, sou transportada para o passado e revivo aquele momento, vivendo-o  com outros olhos. É uma sensação maravilhosa que eu quero muito que vocês também possam sentir um dia.
  Além de me ajudar a qualquer momento, minha queria amiga Música é um analgésico natural. Em momentos de dor, ela é mais eficaz do que qualquer remédio. Foi uma grande aliada no meu tratamento contra o câncer, me acalmando após as sessões de quimioterapia. Meu médico ainda me recomendou escutar a Quinta Sinfonia de Beethoven, todos os dias, pois poderia ajudar a reduzir as células tumorais. É uma obra belíssima composta por quatro movimentos fascinantes, sendo este o remédio que eu mais tinha prazer em tomar. Com os tratamentos, minha fé e o grande apoio da Música, venci a doença.
  Não consigo encontrar uma palavra para descrever o que sinto pela Música. Ela foi fundamental em muitos momentos de minha vida. Para mim, é um refúgio em que criei meu universo particular, um lugar bonito e tranquilo onde posso relaxar e me expressar. O piano se tornou meu confidente. Já passamos por muitas dificuldades juntos tentando decifrar as sinfonias de Beethoven, as cirandas de Villa Lobos, as sonatas de Bach. Com ele, tinha a mágica sensação de realização ao conseguir tocar músicas tão belas, como se nada mais faltasse para eu ser feliz.
  Já não toco com a mesma agilidade que tocava quando jovem, já não escuto tão bem. Mas eu sei que a música está em meu coração e é uma amiga para toda a vida. Tenho certeza, meus queridos, que se vocês se tornarem amigos da Música, ela nunca os abandonará, assim como as notas nunca abandonam a pauta.
  Entre as claves de sol e fá, correndo pelas escalas, meu coração bate no ritmo da música da vida. Desejo que vocês consigam encontrar na música sua essência, assim como eu encontrei. E quando eu não estiver por perto, cantem aquela música  que a gente ria, é tudo que eu cantaria. E quando eu for embora, vocês cantarão.

                                                                                                              De todo o coração,
                                                                                                                          Vó Luiza

6 comentários:

  1. Michele querida, que texto sensível e tocante! Realmente foi um prazer ter sido sua professora de redação por dois anos, o seu talento para a escrita é de fato: latente. Um bj saudoso!
    Profa Ana Flávia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Ana Flávia!! Seu elogio é mais do que especial pra mim. Muita saudade de você! te adoro!!
      Beijos

      Excluir
  2. Michelle!! Amo seus textos; singelos e cheios de doçura e amor....
    A vovó Luiza se orgulharia muito dessa homenagem. parabéns meu amor!!

    ResponderExcluir
  3. Olá, Michelle! Tudo bom?

    Quem te escreve é o Flávio Ricardo Vassoler, o paulista que há um bom tempo estava devendo uma visita "Pelas Letras da Vida".

    Quero falar com você de escritor para escritora: li a carta da "vovó Luiza" tentando caminhar pelos momentos da tua imaginação. Você tem uma grande sensibilidade, Michelle, suas frases são fluidas e marcam um ritmo que, devo dizer, se aproxima da cadência de um piano - isso é muito importante para a carta em questão, já que o conteúdo (a música) se transmite para a forma pela qual o texto foi construído.

    A partir de agora, vou visitar o seu blog sempre que possível. Estava muito atarefado com a escrita da minha tese, por isso não o havia feito antes. Mas pode contar sempre com a minha leitura e o meu diálogo.

    Disse ao teu pai que, desde a semana passada, comecei a ministrar um curso de escrita criativa aqui no Sesc de Santo André. Se você estivesse aqui em Sampa, seria minha convidada, claro. Vamos combinar isso em Goiânia logo menos.

    Um grande abraço,

    Flávio Ricardo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Flávio. Tudo bem, e com você?
      Despulpe a demora na resposta do seu comentário, mas eu estava muito atarefada com a escola. Agradeço muito pelo seu belo comentário de escritor. Gostaria de poder participar do seu curso, vamos combinar um aqui mesmo! Espero que continue visitando o blog e seus comentários são extremamente bem vindos por aqui.
      Obrigada, abraço,
      Michelle

      Excluir

Obrigada por comentar!