quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Preconceito Racial: tem cura?

Após um bom tempo sem novas postagens devido às minhas tantas obrigações de vida de estudante, arrumei um tempinho para postar esse novo texto. É uma dissertação argumentativa abordando o tema do preconceito racial no Brasil, que escrevi para uma prova de produção textual. Espero que gostem. Deixem seus comentários.


O preconceito racial está presente em todo o mundo, porém com maior intensidade em certos países como o Brasil. O racismo da sociedade brasileira provem de seu passado de escravidão, que criou uma visão pejorativa e preconceituosa da raça negra.
Sendo o preconceito racial um problema constante que atinge o Brasil, é necessário criar mecanismos para diminuí-lo e se possível erradicá-lo, proporcionando assim um maior desenvolvimento da sociedade.
O racismo dos brasileiros encontra-se oculto, pois muitas pessoas o tem, mas não o demonstram. Portanto, o primeiro passo para pôr um fim no preconceito racial é reconhecer que ele ainda está presente em nossa sociedade.
É preciso que o governo forneça educação de qualidade à todos – brancos e negros – ao invés de criar cotas nas universidades. Essa pode ser considerada uma medida preconceituosa, pois os negros têm tanta capacidade quanto os brancos de passar em uma prova de vestibular desde que um bom ensino lhes seja oferecido.
A educação e o respeito são fatores extremamente importantes para a diminuição e erradicação do racismo, pois é fundamental compreender que que os negros são tão capazes quanto e muitas vezes melhores do que muitos brancos. Portanto, merecem o mesmo respeito e oportunidades. Por outro lado, é preciso também uma maior fiscalização e punição daqueles que cometem o crime do racismo. Muitos desses crimes são julgados incorretamente e os que cometem esse delito, acabam saindo ilesos.
Muitos brasileiros precisam compreender que os negros estão crescendo e tomando seus lugares da sociedade. É um processo natural que apenas não ocorreu anteriormente devido à escravidão, que atrasou o desenvolvimento da sociedade negra. O fim do preconceito racial é necessário e será muito benéfico para o país, proporcionando menos conflitos sociais e uma melhor convivência entre todos na sociedade. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar!