quinta-feira, 25 de outubro de 2012

O valor da amizade verdadeira

A etimologia da palavra "amizade" não é comprovada, mas acredita-se que vem do latim, AMICITIA,  derivado de AMOR. Porém, penso que é muito mais que isso. No texto a seguir, tentei descrever um pouco do que significa a amizade para mim. Espero que gostem e que possa influenciar alguma reflexão sobre seus verdadeiros amigos. Para você, o que é uma amizade verdadeira? 
Amigos: pessoas que escolhemos para fazer parte de nossas vidas. Sejamos crianças, adultos, idosos, mas essencialmente adolescentes, os amigos são fundamentais. Aquelas pessoas para quem contamos tudo, para quem nos abrimos e expressamos nossos sentimentos, compartilhamos momentos de indecisão, dúvida, raiva, loucura, alegria e tristeza; com quem fazemos brincadeiras bobas, rimos, ou até mesmo ficamos apenas sem fazer nada juntos.
Entretanto, devemos lembrar que a convivência não é nada fácil, afinal todos somos diferentes e temos opiniões distintas, o que as vezes pode levar à algum desentendimento ou discussão. Mas se a amizade for realmente verdadeira, logo estão juntos de novo, fazendo as brincadeiras bobas de sempre. Afinal, precisamos passar por certos momentos difíceis para que possamos refletir sobre o verdadeiro valor que as pessoas que escolhemos como amigos têm em nossas vidas. Além disso, uma amizade sem desentendimentos é muito monótona e acaba sendo cansativa, sendo assim, uma amizade frágil como um pedaço de vidro que qualquer coisa o quebra e dificilmente pode ser consertado de forma perfeita como antes.
Para se construir certas amizades fortes e verdadeiras, é necessário muito tempo, de convivência, troca de pensamentos e ideias. Porém, existem algumas amizades que começam de forma muito rápida e natural, mas que vão ganhando força a cada dia, se tornando cada vez mais resistentes a qualquer queda. As amizades surgem das maneiras mais diferentes, mas apenas aquelas realmente fortes, duram muitos anos ou até a vida toda, pois mesmo que estejam distantes, o sentimento por aquele amigo está sempre presente à espera de um reencontro. Contudo, há certas amizades tão frágeis que basta um dia, uma palavra ou uma atitude para que ela se acabe para sempre.
Os amigos verdadeiros são aqueles que estão ao seu lado em todo e qualquer momento, seja ele bom ou ruim; aquelas pessoas em que você pode confirar e que já não são mais apenas pessoas conhecidas, mas  entraram  em sua vida de forma tão forte e significante que fazem uma falta enorme quando ficam distantes por algum tempo. São aquelas pessoas que nos alegram nos momentos mais difíceis e sempre nos fazem tentar encontrar um lado positivo para toda as coisas, sejam elas as piores possíveis; que às vezes, nos fazem sentir falta até das implicâncias e bobeiras delas que tornam o dia mais leve e divertido. São principalmente, aqueles sinceros, que sempre falam a verdade mesmo que ela seja dolorida. Mas que sempre estarão alí para ajudar a curar a dor que a verdade pode causar.
Meu principal objetivo com este texto é tentar encontrar as palavras para descrever o verdadeiro valor da amizade, mas essa é uma tarefa extremamente árdua, pois o amor por nossos amigos está dentro de cada um de nós, muito bem guardado, seguro e difícil de ser arrancado em palavras. É um sentimento inexplicável, que só é entendido quando se tem verdadeiros amigos. Tenho poucos, mas ótimos amigos, pois para mim o que realmente importa não é a quantidade, e sim ter pessoas boas ao meu lado. Cada um dos meus verdadeiros amigos tem uma personalidade e um jeito de ver e enfrentar o mundo diferente. E eles, juntos, formam o meu real significado de amizade verdadeira. Agradeço à Deus pelos amigos maravilhosos que me deu e peço para que eles estejam sempre perto de mim, seja de corpo ou no coração, onde, por mim, eles eternamente estarão. Porque um amigo verdadeiro não tem preço, é uma obra-prima da natureza e o melhor presente que alguém pode ganhar de Deus.

2 comentários:

Obrigada por comentar!