quinta-feira, 27 de setembro de 2012

A Estrutura Fundamental

Escrevi o texto a seguir para enviar para o concurso de redação 'Goiânia na ponta do lápis', mas acabei não conseguindo enviar, pois viajei na época e infelizmente não teve jeito. O tema era 'Valores familiares: como podemos resgatá-los?'.
Ainda antes de nascer, sem entender direito o significado das coisas, sentimos o amor de nossos pais por nós. Um amor puro, enorme; um dos principais valores de uma família.
Uma criança nasce como um terreno vazio à espera de uma bela e majestosa construção, e tudo que ali é constrído se deve à família. Respeito, compreensão, sinceridade, compaixão, alegria e o amor entre os membros do seio familiar são essenciais para a formação de um ser humano.
No processo de construção da "casa" de cada ser, os valores diários repassados pelos pais exercem papel muito importante para que haja uma "fundação" sólida, digna e resistente. Uma pessoa sem o apoio e os valores familiares é como uma casa sem pilares rígidos, em que qualquer interferência externa pode abalá-la ou destruí-la por completo. Os móveis da casa são as experiênciasque passamos, com o recorrer do tempo, estes são colocados em seu devido lugar e a "casa" fica completa. Tudo que proporcionou à casa completar-se será transmitido à outras gerações para que novas casas sejam construídas com louvor.
O amor é o pilar central que mantém a estrutura do ser humano forte e estável, e os outros valores representados pelos demais pilares e vigas também são essenciais para a construção da "casa". Contudo, algumas pessoas negligenciam esses valores e não constroem "sua casa" com estrutura resistente. Além disso, atualmente, o pilar central (o amor) tem estado penos presente, pois muitas pessoas concentram-se nos "bens materiais" e se esquecem dos "bens familiares", ficam na internet vinte e quatro horas e não valorizam os momentos compartilhados com a família. Isto é preocupante.
Nos dias atuais, devido ao distanciamento entre pais e filhos, estão cada vez menos presentes. A principal consequência disso, muitas vezes, é uma interferência terrível, as drogas. O consumo de drogas está normalmente relacionado a um desequilíbrio familiar e seu tratamento existe muita força de vontade e apoio da família. É necessário resgatar os valores, e para isso devem ser compartilhados bons momentos entre pais e filhos, seja uma viagem ou um pequeno almoço de domingo; os pais devem dar bons exemplos aos filhos, e nunca poder oportunidades de educá-los. Deve ser estabelecida uma hierarquia entre os membros da família e é sempre fundamental favorecer o diálogo.
Nunca podemos nos esquecer dos valores familiares ensinados por nossos pais e do valor imenso que nossa família, principalmente nossos pais, tem. Estas são coisas que devem permanecer na essência do ser humano eternamente.

Espero que tenham gostado do texto. E, ano que vem tento participar do concurso de redação.

Um comentário:

  1. A família é o esteio de todos, é onde buscamos conforto e dividimos alegrias,é o lugar seguro e forte. É preciso sempre lembra-nos disso!! Bjs...

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar!