sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Ismael - Um romance da condição humana

"Esta é uma leitura necessária e urgente para todos aqueles, jovens e adultos, que têm um desejo sincero de salvar o mundo."
Traduzido para mais de 20 idiomas, o livro de Daniel Quinn "Ismael - Um romance da condição humana", publicado pela editora Peirópolis é fantástico.
A mensagem nos classificados de um jornal: "PROFESSOR PROCURA ALUNO Deve ter um desejo sincero de salvar o mundo. Candidatar-se pessoalmente." leva o narrador a conhecer Ismael, um gorila bastante sábio que consegue de alguma maneira se comunicar com este homem e muda por completo sua vida.
Em uma sala alugada, com uma cadeira onde senta-se o aluno, o sábio Ismael atrás de uma vidraça e um cartaz na parede que diz "Com o fim da humanidade, haverá esperança para o gorila?", vários diálogos são desenvolvidos. Ismael conta sua história ao aluno, dando início à uma relação que vai muito além de professor e aluno, uma relação de grande amizade. Usando os termos "Pegadores" para designar as pessoas de nossa cultura e "Largadores" para as pessoas de cultura diferentes, além de "Mãe Cultura" aquela que representa nossa cultura e ensinamentos que aprendemos a partir dela; são tecidos pensamentos sobre os mais diversos temas com o objetivo de traçar o surgimento do mundo, o que levou as coisas a serem como são agora e o que podemos fazer para salvar o mundo. Utilizando conceitos já existentes, o professor conduz seu aluno a encontrar perguntas e respostas, onde se percebe que nossa cultura é cheia de mitos, descobre-se sobre a evolução do ser humano, de seu modo de viver e procura-se uma lei para vida, um jeito de se viver em harmonia com o mundo, de pertencer à ele. São encontradas relações que nos levam a perceber que nós, Pegadores, vivemos em uma prisão cultural bem-organizada que pode ser considerada uma fábrica onde destruímos o mundo, justamente por vivermos em guerra com ele. Essa destruição é uma consequência de atos do ser humano bilhões do anos atrás quando começamos a aumentar a produção de alimentos com a agricultura. Consequentemente houve um aumento populacional que ocorre até hoje e não está sendo controlado. Assim, outras espécies são prejudicadas, entrando em extinção levando a um futuro não pouco provável onde o homem viverá sozinho e definhará por falta de alimento e natureza à sua volta. Porém esse possível futuro pode ser mudado, se percebemos que o mundo não é somente do homem, que não somos especiais e sim que fazemos parte dele não estando isentos da realidade biológica que governa todas as outras espécies; não há um abismo entre o homem e a criação como nossa cultura diz; devemos encontrar  nosso papel aqui, sabendo que o mundo não foi feito para o homem e ele não foi feito para governá-lo.
Os diálogos entre Ismael e seu aluno estão presentes em quase todo o livro e são muito profundos, o que exige muita atenção e concentração durante a leitura. É necessário estar no momento certo e preparado para esta leitura, por isso, recomendo-a para o público adulto. Porém, não especificamente pois acredito que muitos jovens interessados irão gostar também. Confesso que o livro não me conquistou nas primeiras páginas, achei cansativo e monótono, mas recomendo que prestem bastante atenção na obra completa e persistam pois é uma leitura que vale a pena. 
Após muitas dificuldades para encontrar uma editora que publicasse seu livro, Daniel Qiunn vence o concurso "Turner Tomorrow Fellowship" específico para obras de ficção que apresentam soluções para problemas globais, tornando Ismael, um apaixonante romance de aventura espiritual, também um Best Seller.

Acredito que esta resenha agradará mais o público adulto. Porém, como já dito, postarei resenhas de livros voltados para adolescentes, estou trabalhando nelas. O que acharam desta? Deixem seus comentários.

2 comentários:

  1. Esse livro e maravilhoso! Recomendo
    Ass.karla Oliveira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo! Vamos recomendar bastante... quem sabe conseguimos salvar o mundo?!

      Excluir

Obrigada por comentar!