terça-feira, 18 de setembro de 2012

12 Homens e uma Sentença

No final de semana passado eu assisti a uma peça teatral muito interessante e gostei muito. A seguir, a resenha da mesma para vocês.

Norival Rizzo e Zé Renato em cena do espetáculo "12 Homens e uma Sentença", que fica em cartaz no CCBB, de quinta a domingo
A Peça 12 Homens e uma Sentença, com texto de Reginald Rose, direção de Eduardo Tolentino. Elenco composto por José Renato, Norival Rizzo, Brian Penido e outros. Tem duração de 100 min e não recomendado para menores de 12 anos.
É uma adaptação para os palcos de um filme  dos anos 1950. Narra as discussões de 12 homens trancados numa claustrofóbica "sala de júri". Está nas mãos deles a sorte de um jovem e, se houver voto unânime, o rapaz pode ser condenado à morte na cadeira elétrica, ou não. Inicialmente, a maioria dos homens vota o garoto 'culpado!'; como já é de se esperar, por estarem julgando um garoto de 16 anos que teria matado o próprio pai. A não ser um homem inteluctual e persistente, com sua ideia de acreditar na possível inocência do réu. Com o desenrolar da trama, há uma grande reviravolta cheia de revelações.
Não é uma peça cheia de efeitos especiais e cenários diferentes. Na realidade, acontece em apenas um simples cenário de uma mesa com 12 lugares, uma porta para o toalete e um filtro de água onde os homens se abastecem e se refrescam devido ao suposto enorme calor. Porém, a temática abordade é muito interessante e inteligente. Nos faz refletir: nem sempre a verdade é aquilo que parece mais evidente. Pode ser que a verdade esteja encondida entre as pistas que parecem mais óbvias e claras. Precisamos analizsar muito bem antes de tomar decisões, principalmente aquelas que mudarão a vida de alguém.
Recomendo essa peça à todos, principalmente à aqueles que gostam do Direito, da justiça; ou apenas aqueles que gostam de reflexões simples, porém muito importantes. Acredito que todos iriam gostar.
Está em cartaz em São Paulo, todas as sextas as 21h30; sábados as 21h; e domingo as 18h até o dia 2/12/2012. Encenado na Sala Rubens Svermer - av. Pres. Juscelino Kubitschek, 1.830 - Vila Nova Conceição - Sul. Telefone: 3258-3344. Mais informações aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar!