segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Carta-denúncia

Amanhã farei uma prova de produção textual e um dos gêneros que estará presente é a carta-denúncia, então decidi praticar um pouco. Criei uma carta bem inusitada, espero que gostem.

Goiânia, 01 de outubro de 2012.

Grande Mundo,
Gostaria de deixar aqui minha denúncia: a futilidade e ignorância das pessoas hoje em dia está atingindo dimensões inimagináveis. A situação é preocupante. Atualmente, é muito raro vermos pessoas lendo livros e vendo filmes intelectuais; pesquisando e adquirindo conhecimentos úteis à vida...
Percebo que não existem mais filósofos que deixam suas marcas, não existem mais chefes de estado grandiosos e inteligentes, não surgem novas ideias revolucionárias, e as pessoas estão ficando cada vez menos interessadas em saber as incríveis invenções do passado que são essenciais para nosso dia a dia. Pensam apenas no futuro, mas se esquecem que, para que este seja bom precisamos analizar os erros e triunfos do passado. Felizmente, não posso generalizar, pois existem, mesmo que escassas, pessoas cultas no mundo.
Minha reclamação aqui baseia-se na situação em nossa volta, que precisamos mudar. Não sei ao certo a causa desse desinteresse por cultura da população, mas acredito que seja devido ao surgimento das novas tecnologias que nos acostumam a "não pensar" e fazer tudo no "automático". Porém, essas tecnologias foram criadas para facilitar nossa vida, que está a cada dia mais corrida, devemos fazer bom uso delas. Assim, concluimos que na realidade, o maior problema é a falta de disposição das pessoas, pois nós fazemos nosso tempo e quando queremos conhecimento, arrumamos um jeito de adquiri-lo.
Confesso que ler uma revista de fofocas no salão de beleza, ouvir uma música sem sentido nenhum, assistir à um futebol, uma novela divertida, um filme de comédia, de vez em quando é normal, e saudável, pois todos precisamos de momentos de descontração, e não nego que tenho os meus. O problema é quando as pessoas ficam "viciadas" em novelas violentas, em jogos, redes sociais, músicas "sem" letra, e introduzem esses hábitos em sua rotina, esquecendo que são apenas futilides, inúteis para um futuro promissor, tornando-se pessoas ignorantes.
Sinceramente, não sei a solução para esse problema, mas busco e gostaria de de ajuda para encontrá-la. Tenho algumas sugestões para introduzir um pouco de cultura na vida das pessoas: Assistir filmes e novelas interessantes, que passem alguma mensagem de vida ou acontecimentos históricos; estar aberto à novos hábitos como assistir peças de teatro, visitar exposições e até, quem sabe, ler um livro "cabeça". Mas primeiramente, precisa-se de disposição para ir em busca da cultura e de conhecimentos, pois atualmente estes estão cada vez mais acessíveis a todas as pessoas que os querem.

                                                                         Atenciosamente,
                                                                         Michelle Barros Oliveira

10 comentários:

  1. Michelle... li e gostei muito do seu blog porque é inteligente, pode contribuir muito pra que pessoas jovens como você repensem alguns comportamentos para além das superficialidades a que estão acostumados. Todos os meios de comunicação, quase sem exceção, dirigem o interesse de jovens como você para que não pensem, se igualem e se transformem numa manada de "carneirinhos" que só fazem o que a maioria quer. Você demonstra que tem sabido aproveitar muito bem a orientação cultural e vital que seus pais estão lhe oferecendo. Só a criação de um blog já significa que escapou da mediocridade geral que anda assolando o mundo. Vou recomendar seu blog a muitos amigos e contar a eles que a autora é uma garota de 13 anos que admiro e já sabe onde está o verdadeiro valor das coisas. Abraço pra vc e parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Michelle,

    Gostei muito desta carta denúncia. Suas provocaçoes são bastante pertinentes.
    beijos
    Fabio

    ResponderExcluir
  3. Michelle,
    Adorei a denúncia, espero que possa influenciar cada vez mais jovens amigos a buscar cultura... e aos mais velhos que lembrem-se :é sempre tempo de buscar o crescimento,e cultura!!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Michelle, voce me surpreendeu: esse seu jeitinho quieto, meigo e calado, esconde uma enorme sabedoria e talento.

    Parabéns pelo seu novo blog! os seus textos são lindos! É preciso mesmo mudar os hábitos culturais que hoje estão em decadência.

    Estou feliz e orgulhosa pois vc tem tudo para ser uma grande escritora! Já divulguei o seu blog. Vai em frente minha linda. Sucesso! bjin. Mirna

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou e espero que goste dos próximos textos. Obrigada! bjos

      Excluir
  5. Michelle ma belle,
    sei que posso me dar ao desplante de ter alguma intimidade com você por dois fatos simples: primeiro sou amigo do seu tio?, tio-avô?, talvez step alguma coisa como querem os americanos, Step Granduncle, acabo de inventar. Qualquer coisa como você define o Florindo da Marli e a quem chamo de Florind'Alves, o Simão bar Jonas. Por essa primeira coisa, inteiramente sem pé nem cabeça, você já há você de saber da segunda: sou, como você, um escritor. Mais que isso: um ficcionista. Gosto de escrever contos e estou concluindo nesse momento uma novela. Não dessas de televisão. Um romance curto, que em boa literatura (o que é isso, meu deus?) é chamada de novela. Então, pelo menos dois são os motivos que alego para me assenhorar dessa intimidade. Posso arrolar mil outras, mas apenas direi (ora direis, ouvir estrelas!?)sou mais coroa que o seu Granduncle e, portanto, com todo o direito de ser mais caduco, como dizem na minha terra, Minas Gerais. E exerço com vontade esse direito. Para isso uso a carteira de ficionista quando os vigilantes de plantão me exigem a identidade. Que o digam a Marli e o Granduncle quantas profissões já tive e com quantas ainda me apresento. A mais recente é a que me trouxe aqui: admirador seu. Enquanto, como você mesma denunciou na carta, a grande maioria das meninas de treze estão buscando a mesmice da futilidade e ignorância datadas pelas etiquetas de grife, você, ao contrário cria seu próprio caminho, busca ser feliz por outro viés. O caminho da grande maioria é o deles e pode muito bem preenchê-los. Não a você que, mesmo às vezes considerada metida, saberá lhe dar com todos sem perder seu rumo. É o seu caminho. O deles é o deles.
    Um abraço e um queijo (da Serra da Canastra).
    Ivan.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Haha, muito obrigada! Novos textos virão e espero que continue acessando e gostando das minhas palavras. Pode divulgar pra td mundo ai! Abraços

      Excluir

Obrigada por comentar!