sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Somos todos iguais

O texto a seguir produzi para o concurso 10º Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero cujo tema era "A igualdade é uma conquista que deixa o Brasil melhor". Tive como inspiração para produzir este texto o belo discurso feito por Emma Watson na ONU no lançamento da campanha #HeForShe em prol da igualdade de gênero. Para assistirem ao discurso inspirador clique aqui. Espero que gostem.








Feminino e masculino são gêneros opostos e, desde os primórdios da humanidade, exercem diferentes funções na sociedade, determinadas naturalmente devido às suas características biológicas. porém, essa diferença de papéis não indica que haja superioridade de um dos gêneros, uma vez que cada um exerce funções fundamentais que se complementam. Desse modo, homens e mulheres de qualquer raça, cor, etnia ou classe social têm direito à igualdade social, o que ainda não foi plenamente alcançado no Brasil.
No decorrer da história do Brasil, foi estabelecida pela sociedade uma posição de superioridade do homem em relação à mulher. Entretanto, nada deve impedir que as mulheres ocupem altas posições sociais. Portanto, elas vêm, paulatinamente, conquistando seu devido local na sociedade brasileira. A partir da década de 70, iniciou-se um processo de maior inserção feminina no mercado de trabalho brasileiro e, consequentemente, na vida social. Até mesmo em aldeias indígenas as mulheres estão vencendo o preconceito e ocupando cargos de importância, como é o caso de Rucharlo Yawanawá - abordado no jornal O Globo de 19 de outubro de 2014 - a primeira mulher pajé de seu povo.
Apesar da maior participação feminina na sociedade, o preconceito ainda é uma barreira para a ascensão feminina, uma vez que diversas mulheres são vítimas de discriminação por sua raça ou classe social. Muitas encontram dificuldade em arrumar emprego ou são desrespeitadas no ambiente de trabalho. Além disso, há desigualdade salarial e segregação ocupacional, havendo assim um baixo número de mulheres em cargos de chefia.
O Brasil já deu um grande passo em direção à igualdade de gênero quando elegeu a primeira mulher como presidente da república. Porém, ainda há um longo caminho a ser percorrido para que haja reconhecimento das mulheres no local de trabalho e na vida pública. A verdadeira igualdade consiste em tratar desigualmente os desiguais na medida de sua desigualdade. Portanto, por serem mais vulneráveis, as mulheres necessitam de maior proteção. Dessa forma, seriam válidas ações do ministério do trabalho para fiscalizar as condições de trabalho e equidade salarial das mulheres nas empresas.
Além disso, é fundamental quebrar barreiras históricas e culturais para maior inserção social feminina. Isso poderia ser realizado através de programas e palestras de conscientização promovidas pelo governo ou por ONGs, em que o respeito ao próximo seja colocado como valor indispensável. É essencial que as diferenças sejam deixadas de lado e que todos se unam para construir um país mais justo e democrático onde haja melhor convivência social.

2 comentários:

  1. Homem e mulher são diferentes em vários aspectos, é natural! Porém as mulheres ainda precisam conquistar muitos direitos perante a sociedade para que tenhamos uma realidade justa em termos de igualdade de géneros . Atitudes pequenas podem significar muito , parabéns pela atitude de escrever sobre o tema! Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada pelo belo comentário. Continuamos sempre lutando em prol da igualdade de gêneros. Abraços, Michelle

      Excluir

Obrigada por comentar!