segunda-feira, 4 de maio de 2015

Pensar é Preciso


Estava olhando o feed do Facebook quando vi a manchete de uma postagem do jornal Estadão. Falava sobre "depressão pós-férias" e como eu havia chegado de viagem recentemente, mesmo que de uma viagem curta, me identifiquei bastante com o artigo. Realmente, achamos que uma viagem é capaz de resolver nossos problemas e que tudo estará bem quando voltarmos. Na verdade, ela é uma fuga da realidade e por isso é tão incrível. Quando voltamos para casa, aquele desânimo para voltar à rotina e ter que enfrentar tudo nos atinge. Certamente, voltar para casa pode ser difícil.
Mas o que mais me chamou a atenção nesse post foram os comentários. Li um comentário que me instigou e eu tive que responder. Nunca havia respondido um comentário no Facebook antes, acho que nunca tinha dado atenção aos comentários em si. Mas dessa vez não pude me conter. 
A mulher disse: "Viagem é para se divertir, relaxar. Gente, vamos parar com essa mania de querer filosofar sobre tudo". Parece um simples comentário, mas quer dizer muito se analisarmos mais profundamente. Fiquei impressionada também com a quantidade de pessoas que responderam concordando com ela, e isso me preocupou.
Filosofar é pensar sobre fatos e acontecimentos da vida e do cotidiano e isso é necessário para nosso crescimento como seres humanos. Filosofar é estar atento aos detalhes, pensar, refletir e questionar para que possamos abrir nossas mentes para novas ideias e pontos de vista diferentes. Sem isso, teremos mentes fechadas e medíocres para sempre. 
Acredito que esse comentário deixou evidente a quantidade de pessoas "não pensantes" e alienadas que vem sendo criada no país, onde pensar é algo complicado demais, que requer muito trabalho e gera preguiça. Criou-se uma sociedade em que aqueles que refletem sobre os fatos e ações são considerados cafonas e anormais. Talvez, escrevendo sobre isso, eu possa mostrar às pessoas a grande importância de observar melhor nosso cotidiano, as pessoas à nossa volta e nossas ações e o quanto é fundamental refletir sobre tudo isso para nos tornarmos cidadãos melhores. 
Em suma, filosofar é isso que acabei de fazer: pegar um simples acontecimento como um comentário no Facebook e refletir sobre ele de forma a trazer benefícios. Precisamos de mais pessoas pensantes e filosóficas no mundo, afinal, como diz o ator e diretor de teatro Marcos Fayad, "pensar não dói". 

Um comentário:

Obrigada por comentar!