sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Um Sonho de País

O texto a seguir escrevi baseado na proposta "Qual é o Brasil que queremos para o século XXI?". Resolvi postá-lo hoje pois estamos próximos à eleição presidencial, portanto acho bastante conveniente abordar o assunto. Espero que gostem, deixem seus comentários. 


Pessoas assassinadas nas ruas, escolas e universidades sem aulas, doentes morrendo em portas de hospital, ônibus incendiados, engarrafamentos, poluição. Infelizmente, esse e o Brasil que temos, mas não é o Brasil que queremos. É visível que os altíssimos impostos pagos pela população não estão sendo devidamente aplicados na construção de um país melhor. Para que se alcance um país desenvolvido, uma série de reformas são requeridas.
O sistema público de educação necessita de intensos investimentos em infraestrutura, a fim de proporcionar aos estudantes um ambiente agradável de aprendizagem. Além disso, a contratação de profissionais qualificados é essencial para que haja um bom ensino e, para isso, é preciso aumentar seus salários. Com boa infraestrutura e bons professores, os estudantes terão mais prazer em frequentar as escolas e universidades, aumentando o número de pessoas escolarizadas e graduadas que são, consequentemente, mais esclarecidas e cultas.
São requeridas também melhorias no sistema de saúde pública. Apesar da implementação do programa Mais Médicos, alguns dos profissionais cubanos ainda não finalizaram sua graduação e, muitas vezes, não encontram as condições adequadas para trabalhar nos hospitais. A falta de certos equipamentos e salas leva à morte de muitos pacientes à espera de atendimento. Dessa forma, assim como no sistema público de educação, investimentos na infraestrutura e na contratação de profissionais mais qualificados são necessários para oferecer à população um sistema de saúde de qualidade.
Melhorias na segurança pública são também essenciais. Para isso, deve haver maior policiamento nas ruas para prender criminosos em flagrante e proteger a população. Além de uma profunda reforma legislativa que aumente a pena para certos crimes e ainda impeça a redução de pena. Com isso, melhorias no sistema carcerário, construindo mais presídios e reforçando sua segurança são fundamentais. Assim, a população poderá andar pelas ruas e utilizar o transporte público tranquilamente, diminuindo inclusive o fluxo de carros nas vias, os engarrafamentos e a poluição.
O Brasil que queremos não é inatingível. Porém é necessário começarmos a mudar imediatamente para que a longo prazo, possamos viver em um país melhor. A mudança começa por nós, que devemos eleger pessoas dignas e qualificadas como nossos representantes. Estes, uma vez eleitos, devem honrar a confiança dada a eles pelo povo e exercer com honestidade seu papel político de governar para toda a sociedade em busca do bem comum.
Como todos sabem, o atual governo não exerceu bem seu papel de governar para todos. Desvios de dinheiro, desonestidade, altíssimos gastos com a Copa do Mundo, crescimento da inflação... Alguns afirmam que o governo criou excelentes programas sociais, porém devemos analisar a eficiência desses programas a partir do número de pessoas que deixam de depender deles, ou seja, que conseguiram melhorar sua condição de vida com a ajuda do governo, mas se tornaram independentes financeiramente. Foram criados inúmeros programas sociais que auxiliam as pessoas, mas não vimos ninguém se tornando independente deles. Dessa forma, o governo contribui para a criação de uma sociedade acomodada, que não quer se esforçar e batalhar para subir na vida pois já recebe o auxílio financeiro necessário.
Portanto, pense bem antes de votar. Precisamos escolher um governante que mudará o país, pois é evidente que o Brasil que temos hoje não é o que queremos. Não devemos nos esquecer de todas aquelas manifestações nas ruas que reivindicavam um país melhor. Temos o poder de transformação em nossas mãos, então vamos mostrar nossa força e votar no presidente que trará mudanças. Pode ser que ele ainda não consiga transformar o país no Brasil que queremos, mas começará a trilhar o caminho para que um dia alcancemos o Brasil dos sonhos. 

2 comentários:

  1. Que bom que jovens como você se preocupa com o futuro do país!! Estou muito orgulhosa de seu senso crítico e consciência de futuro. Parabéns!!! Beijos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada! Temos que nos preocupar, afinal o futuro nos pertence! Beijos

      Excluir

Obrigada por comentar!