segunda-feira, 11 de novembro de 2013

A Perfeita Sociedade Imperfeita

A seguir, um texto dissertativo argumentativo que produzi em uma aula de redação a partir de leituras sobre clonagem de animais e humanos. Espero que gostem e deixem seus comentários.



A clonagem é um tópico bastante debatido em todo o mundo. A geração de animais e embriões geneticamente idênticos gera polêmica e tem diferentes visões de acordo com o ponto de vista com que é analisado.
Com os avanços tecnológicos tornou-se possível produzir embriões humanos e a indústria desses embriões é muito lucrativa, porém gera diversas críticas.
A fabricação de embriões pode ajudar casais a realizarem o sonho de ter filhos. Os futuros pais podem ainda escolher o sexo, cor da pele e cor dos olhos do filho.
Entretanto essa seleção genética pode ser considerada uma "higienização" da sociedade, que é de fato preocupante. Cientistas radicais justificam o fato alegando que buscam o "bem da humanidade". Porém, é impossível esquecer que esse mesmo argumento de "higienizar e purificar" a sociedade para o "bem da humanidade" foi usado também pelos nazistas na Alemanha e acabou por dizimar milhares de pessoas considerada "impuras".
Estudos e pesquisas com células-tronco podem ser essenciais para o futuro da humanidade, utilizadas na cura de doenças e para ajudar em casos em que a pessoa é realmente impossibilitada de ter filhos. Porém, a utilização delas para criar uma sociedade "perfeita" é inaceitável. Tal tema já foi abordado em diversas produções literárias e filmes, que projetam o quão seletiva e monótona seria uma sociedade produzida em laboratório.
Produzindo uma sociedade dentro de laboratórios, a reprodução natural dos seres humanos seria extinta; a ordem natural criada por Deus de que uma mulher e um homem se relacionam e reproduzem deixaria de existir. O ser humano seria frio e a sociedade amargurada. 
Ainda,  ao criar uma sociedade "higienizada", a diversidade, que é a verdadeira perfeição da humanidade não haveria mais de existir. Pois as diferenças e imperfeições humanas são justamente o que torna nossa sociedade tão perfeita. 

2 comentários:

Obrigada por comentar!