terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Carta-Denúnica 2


Mais uma carta-denúnica! Escrevi esta para uma prova de produção textual e me saí muito bem. A proposta foi enviar uma carta ao prefeito de Goiânia por meio de um site de reclamações, onde após ter visto uma situação inusitada, seriam solicitadas bibliotecas públicas para que todos tenham acesso à cultura. Muitos gostaram de minha outra carta-dunúncia e espero que gostem desta também.

Goiânia, 2 de outubro de 2012.

Caro prefeito de Goiânia,
Venho por meio deste site apelar por mais atenção na cultura e educação, que devem ser acessíveis a todos, sendo direito dos cidadãos goianos.
Presenciei uma cena incomum e chocante. Andando pelas ruas da cidade, vi um garoto pedindo esmola aos motoristas dos carros parados no semáforo, o que é bem comum. Mas observei o jovem por algum tempo enquanto ele pedia dinheiro ao motorista de um carro luxuoso. Ao falar com o homem, os olhos do menino estavam fixados em uma pilha de livros novos no banco do passageiro do carro. O motorista nega o dinheiro, o garoto então, cria coragem e pede um dos livros da pilha. O homem fica surpreso, mas dá um livro ao menino, que agradece e sai correndo para a calçada, aparentemente muito feliz. Senta-se em frente à uma livraria de alto nível para aproveitar um pouco do ar condicionado que passa pelas frestas da porta, e começa a devorar o livro que acabara de ganhar.
Essa situaçao me fez refletir. Todos buscamos cultura, mas nem todos têm acesso à ela, que assim como comida e bebida, são essenciais para manter nossas mentes saudáveis. O índice de leitura dos brasileiros não é nada alto, mas será que nào há uma influência dos altos e absurdos preços dos livros, tornando-os não acessíveis às pessoas mais desfavorecidas?!
Aqui deixo minha reclamação e sugiro que o governo instale novas bibliotecas públicas pelos bairros da cidade com infraestrutura adequada, acesso à internet e atividades culturais como rodas de leitura, shows e saraus. Acredito que investimentos nesse quesito podem educar muitas pessoas para que tenham um futuro digno e promissor, além de poder saciar a sede da população por conhecimentos, lazer e cultura.
                                                                                Atenciosamente,
                                                                                 Michelle Oliveira

8 comentários:

  1. Mi, adorei tua carta-denúncia.
    Que essa reivindicação seja prontamente atendida!
    Parabéns pelo Blog.
    bjo Tia Mirna

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, tia Mirna! Obrigada pelos elogios, Beijos

      Excluir
  2. Parabéns pelo engajamento, você sabe e não é de hoje a importância que atribuo À leitura e a escrita como forma de nos tornarmos pessoas melhores e, por conseguite, o ambiente em que estamos. Quanto ao seu texto, que fala de sede de saber e arte, me ocorreu alguns versos: "a gente não quer só dinheiro, a gente quer diversão e arte, a gente não quer só dinheiro, a gente quer inteiro e não pela metade." (Titãs)
    Beijo no seu coração
    Prof. Carol

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Carol!!! Seu comentário significa muito pra mim e adorei os versos, muito lindos! Espero que goste dos próximos textos também. Beijos

      Excluir
  3. Olá, Michelle! Chamo-me Marcos, sou amigo de sua avó Alice Lima. Ela quem me deu o endereço do seu blog que, por sinal, é fantástico! Quero lhe parabenizar pela iniciativa e pelo belo serviço prestado à sociedade! A tecnologia nos aproximou nos dando vez e voz e você está fazendo muito bom uso dela! Tudo de bom!
    Marcos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço seus elogios, Marcos e espero que goste dos textos que futuramente postarei aqui. Muito Obrigada, novamente.
      Abraços,
      Michelle

      Excluir
  4. Michelle você nos surpreende a cada dia.
    Estou orgulhosa de você.Continue assim.
    Espero ler um livro ou varios de sua autoria.
    Beijos
    NEOQEAV. PS.
    Vovó Alice

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, vovó! Que bom que gostou e espero que goste dos próximos textos tambem. NEOQUEAV P.S. Beijinhos

      Excluir

Obrigada por comentar!