sexta-feira, 4 de julho de 2014

Estrelas Culpadas

Já faz um bom tempo que li a "A Culpa é das Estrelas", mais ainda não tinha conseguido encontrar as palavras certas para resenhá-lo. Após assistir a adaptação do livro para o cinema, me inspirei e resolvi escrever , mas para ser sincera, ainda não sei se encontrei palavras que possam descrever um livro tão forte e tocante como esse.


  John Green, norte-americano nascido em Indianópolis, Indiana, é um dos escritores mais queridos pelo público jovem. "A Culpa é das Estrelas", publicado pela editora Intríseca, é um de seus romances de maior sucesso festejado pela crítica. Considerado "o melhor e mais ambicioso romance de Green até agora"pelo Booklist, uma publicação americana que fornece críticas de livros e outros materiais audiovisuais, o livro é encantador e emocionante.
  Em uma narrativa melancólica com certos toques de humor, o autor aborda a história de Hazel Grace, uma garota de dezesseis anos, que adora ler e vive com os pais em Indianópolis. Aos treze anos de idade, foi diagnosticada com um câncer na tireóide, que posteriormente atingiu seus pulmões. Ela se vê obrigada a conviver com essa doença que extorquiu as coisas mais importantes de sua vida: a saúde e vitalidade, os amigos e a escola.
  Hazel começa, a pedido de sua mãe, a frequentar o Grupo de Apoio a Crianças com Câncer, onde conhece Augustus Waters, o garoto que fez seu coração bater em um novo ritmo e mudou sua vida por completo. Augustus tem dezessete anos, foi diagnosticado com um câncer do tipo ósseo há algum tempo, é amputado de uma perna e definitivamente não tem medo de correr atrás da felicidade. A amizade entre os jovens se fortalece e a paixão torna-se inevitável. Apesar da resistência de Hazel aos seus sentimentos temendo machucar Augustus, ambos superam todas as limitações que a doença lhes impõe para viver intensamente cada momento que passam juntos.
  A história de Hazel Grace contada no livro foi inspirada na jovem Esther Grace que o escritor conheceu através de um canal no Youtube em que ela relata sua batalha diária contra o câncer. Além disso, o autor realizou uma elaborada pesquisa médica na área, o que tornou a história ainda mais real, apesar da presença de alguns dados fictícios.
  Além da bela história de amor sincero que deu sentido à vida de jovens tão precocemente atingidos por uma doença tão devastadora, o livro traz à tona a destruição que o câncer provoca na vida das pessoas. Famílias  abaladas, relações interrompidas, além do preconceito e a solidão que sofrem os portadores da doença. A obra ainda carrega uma mensagem de valorização da vida, uma vez que a luta dos jovens contra a morte provoca no leitor uma reflexão sobre a transitoriedade, fragilidade e preciosidade da vida.
  O livro apresenta uma linguagem de fácil compreensão e um enredo envolvente que arranca tanto sorrisos quanto lágrimas dos leitores. A intensa jornada dos personagens encanta a todos que gostam de uma emocionante história de amor e com certeza requer várias caixas de lenços para enfrentá-la. "Um misto de melancolia, doçura, filosofia e diversão. Green nos mostra o amor verdadeiro... Muito mais romântico que qualquer pôr do sol à beira da praia", afirma o The New York Times.

A adaptação da obra para o cinema ainda está em cartaz nos cinemas de algumas cidades, mas acredito que logo estará disponível nas locadoras. O filme é realmente muito bom, seguindo bastante a narração do livro. Toda a produção foi acompanhada por John Green e eu com certeza recomendo, mas ainda prefiro o livro, pois contém mais detalhes e deixa fluir a imaginação. Ah, mas estejam preparados, munidos com caixas e caixas de lenços, tanto para o livro quanto para o filme e deixem a emoção tomar conta!

2 comentários:

  1. Menina querida!Pupila de meus olhos,encanto me com suas narrativas,comentários,descrições,e este carinho envolvente que transforma as palavras em emoções. Vc me fez voltar no tempo onde me vi Rosy adolescente que encantava e chorava ao ler um livro assistir um filme. Amanhã irei atrás deste livro ,quero viver estes momentos que me sacode e me deixa mais jovem. VIVAAAHHHH

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada Rosy! Que bom que pude te proporcionar essa experiência com minhas palavras, fico feliz por isso. Tenho certeza de que irá adorar o livro e prepare-se para se emocionar! Depois me conta o que achou.. Bjs

      Excluir

Obrigada por comentar!