segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Propositadamente, tudo faz parte

O texto a seguir foi baseado em um acontecimento recente que me chocou muito. Uma adolescente de 12 anos morre ao pular do décimo andar de um prédio. Ainda não há nada comprovado mas acredita-se que ela sofria de depressão e cometeu suicídio. Isabella estudava no mesmo colégio que eu, porém, no sétimo ano. Eu não era próxima dela, mas a vi várias vezes passando pelos corredores, aparentemente muito feliz, e era assim que seus amigos a viam também: feliz. É...como um sorriso pode esconder os verdadeiros sentimentos de uma pessoa. Essa história abalou muitas pessoas, praticamente todos do colégio. Foi um susto, ninguém imaginava que ela poderia fazer isso, mesmo ela dando sinais que ninguém interpretou de forma tão trágica. Está sendo muito difícil para todos, pricipalmente para os colegas de sala dela, acreditarem que ela se foi, alguns ainda não perceberam que ela não voltará, pensam que ela apenas faltou um dia de aula e que amanhã estará de volta.

Ela faleceu, dormiu, descansou, passou desta para melhor. Essas palavras e expressões são eufemismos que tentam suavizar a notícia da chegada da Morte. Pessoas nascem e morrem no mundo a todo tempo, a Vida vem e a Morte inevitávelmente chega para levá-la de volta. Cada nascimento e cada morte servem para nos transmitir uma lição, e mesmo sendo difícil, temos sempre que tentar encontrá-la. A dor da morte demora a passar, mas passa, e então devemos tentar extrair algum aprendizado daquele acontecimento. Com a Vida o mesmo, ela sempre vem com um objetivo que devemos sempre buscá-lo. Tudo sempre tem um propósito. A Morte, que chegou para Isabella de forma tão precoce e triste serviu para todos valorizarmos nossas vidas, nossas famílias e nossos amigos. Sem saber, essa garota mexeu com muitas pessoas, até aquelas que não a conheciam bem, como eu. Me fez refletir o valor inestimável de meus pais, amigos e parentes em minha vida. Eles são extremamente importantes para mim e não sei o que faria se algo tão triste assim acontecesse à algum deles. Além disso, devemos analizar nossas atitudes, pois cada um de nós é muito importate na vida das pessoas que estão a nossa volta. Você ja disse alguma coisa, mesmo sem a intenção, que acabou magoando alguém? E já elogiou seu cologa de classe ou trabalho em um dia que ele pareceu triste? O que você faz para prezar o bem estar das pessoas com quem convive? Temos sempre que pensar bem antes de falar algo, precisamos ser cautelosos para não machucar e disponíveis para ajudar e alegrar alguém sempre que for preciso. É necessário lembrar também que não podemos ter medo nem vergonha de pedir ajuda. Aliás, nossos pais e amigos têm essa função, são nossos conselheiros. Mas caso a pessoa a quem pediu não pôde lhe ajudar, é muito importante não desisitr e nem jogar tudo pro alto. Existem muitas outras pessoas a quem você pode pedir ajuda em momentos difíceis. Há até mesmo voluntários que trabalham no CVV (Centro de Valorização da Vida) onde se pode entrar em contado para conersar com voluntários disponíveis e precupados com os sentimentos das pessoas.
Eu respeito e entendo, de certa forma, a dor que familiares e amigos de Isabella estão passando agora, sei que ela foi muito importante e fará muita falta. Mas a dor, o sofrimento e a tristeza fazem parte da vida de todos nós e temos que passar por tudo isso. Precisamos tocar nossas vidas, seguir nossos caminhos, mesmo sendo um processo difícil e doloroso. Devemos unir forças para conseguir superar esse grande obstáculo. Acredito que o que Isabella mais quer agora é ver todos felizes como antes, com ela eternamente no coração.

Sei que este texto é trsite e melancólico, mas como ja disse, a tristeza faz parte da vida. Essa é minha mensagem para tentar acalmar um pouco os corações das pessoas que estão precisando no momento. Perder alguém querido é sempre muito difícil, mas faz parte da trajetória de cada um de nós. Temos momentos de tristeza e alegria e estes fazem a vida ser tão equlibrada e maravilhosa.
Descanse em paz, Isabella.

4 comentários:

  1. Viver é uma arte, e assim como tudo, tem seus momentos felizes e tristes,coloridos e escuros. Essa é a beleza da vida,a busca, o inesperado, a tristeza, a felicidade. Saber que tudo isso faz parte do mistério entre o viver e o morrer é importante para valorizarmos cada momento de vida, e deixarmos pro ser maior a decisão do momento em que cada um vai descansar...
    Curtam, vivam, chorem, sorriam, e deixe-se viver sempre!!!
    Karla Cristine

    ResponderExcluir
  2. Mi os diamantes para ficarem tão belos e valiosos passam por um longo processo de lapidação, polimento. O que feito com muito atrito, desgastando, lixandoe não com carinhos... Nós, homens, somos como os diamantes... Somos lapidados todos os dias pelos atritos, desgastes e sofrimento da vida. Esta é a forma que Deus encontrou de lapidar seus diamantes... Portanto a grande sabedoria está em nos deixar lapidar, em ver os momentos difíceis como grandes oportunidades de crescimento e amadurecimento pessoal. Nunca devemos achar que estamos prontos, que nada mais temos a aprender... Vida é movimento, aprendizado constante!!!
    Então vamos viver, amar, aprender sempre!!!!
    Um grande beijo,
    Priscilla. (RPG)

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar!