quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Billy Elliot - O Musical

A seguir, uma resenha do musical que assisti em Londes. Maravilhoso!


'We weren't born to stand still, Aint a question of will, Gotta move, it's a fact, You were born to react, We were born to boogie'
'We were born  to boogie', Billy Elliot the Musical.

O musical Billy Elliot, com direção de Stephen Daldry, músicas incríveis de Elton Jonh, adaptação e letras lindas de Lee Hall e um elenco espetacular, além de outros ótimos produtores, é apresentado no Victoria Palace Theatre em Londres desde 31 de março de 2005.
A peça, muito bem premiada, é uma adaptação do filme nomeado em 3 Oscars e 3 Globos de Ouro. O contexto apresentado no espetáculo é de um período cheio de mudanças. Margaret Thatcher, conhecida como Dama de Ferro, é eleita Primeira Ministra e em seu governo, enfrenta os trabalhadores de minas, sendo um momento difícil para a família de Billy; que perde sua mãe e passa a viver com seu pai e irmão, (mineiros), e sua querida avó. O pai de Billy o obrigava a frequentar aulas de boxe assim como os outros garotos do bairro, porém, o menino não gostava e não tinha nenhuma vocação para o esporte. Até que descobre o ballé e se apaixona. Encontra a dança e a música como meio expressar seus sentimentos de angústia, amor e saudade. A professora percebe o talento e a sensibilidade do garoto, exigidos para o ballé, e o treina para um teste de entrada na Royal Ballet School. Entretanto, há a resistência da família de Billy, que por rasões machistas não o permitem dançar. Com muita insistência, o menino conegue a permissão de seu pai para fazer o teste, e sua família acaba percebendo sua paixão pela dança e sua extrema vocação, apoiando-o para que consiga realizar seu sonho de entrar na escola de Ballé.
O espetáculo é uma obra-prima teatral e musical. As performances são de arrepiar, com artistas excelentes e músicas que tornam as cenas ainda mais emocionantes. A história de persistência de Billy é tão envolvente que nos faz perder a noção do tempo. Nos dá uma vontade de sair dançando e cantando com os artistas. É simplesmente incrível e inexplicável a emoção que o musical transmite, com uma mistura de cenas divertidas e comoventes na medida certa.
Recomendo à todos, especialmente à aqueles que apreciam a dança. É uma peça que agrada todas as idades. O espetáculo nos deixa inspirados, livres e encorajados para seguirmos nossos sonhos. Apenas assisindo para entender o perquê de este ser "the gratest british musical" (o melhor musical britânico).

Acesse o site oficial para mais informações do musical, elenco e ingressos: http://billyelliotthemusical.com/london

'I can't really explain it, I haven't got the words
Its a feeling that you can't contol
I suppose it's like forgetting, losing who you are
And at the same time something makes you whole'
'Electricity', Billy Elliot the Musical, Lyrics by Lee Hall

Clique aqui para ouvir a trilha sonora do espetáculo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar!