domingo, 8 de maio de 2016

Dia das mães no parque


   Era uma tarde de domingo quando saí com minha mãe, meu avô e minhas cadelinhas para dar uma volta no parque. O passeio acabou sendo tão inspirador que resolvi escrever uma crônica.
   Estava um lindo dia e a atmosfera do parque era leve. Tantas famílias se divertindo, andando de pedalinho no lago, mães fazendo piquenique com seus filhos, cachorrinhos com seus donos, pessoas vendendo pipoca, picolé, churros e água de côco, crianças brincando de bola... Após andarmos um pouco, meu avô, que não gosta muito de andar, quis logo se sentar no primeiro banco disponível que viu. Nos sentamos e ficamos observando as pessoas ao redor enquanto comíamos as uvas que havíamos levado.
   Ao olhar a paisagem e as pessoas ao meu redor, percebi quanta felicidade havia naquele lugar. Eram pessoas das mais diversas classes sociais em um mesmo ambiente, cada uma fazendo algo diferente, mas todas felizes. Enquanto havia famílias passeando, havia outras trabalhando. No entanto, não pude observar alguma feição de desprazer ou amargura pelo que estavam fazendo. Era um lugar democrático onde havia união e paz entre todos, sejam aqueles em momento de lazer ou de obrigação.
   Apesar do clima de tranquilidade no local, não pude deixar de notar uma viatura da polícia militar estacionada no meio do parque. Não tenho certeza se toda aquela paz seria possível caso os guardas não estivesse lá. Infelizmente, o parque, que deveria ser um lugar ameno de lazer para todos, está cada dia mais violento, com assaltos ocorrendo frequentemente. É bastante lamentável a atual situação da sociedade goiana, que precisa da presença da polícia para que os cidadãos possam ter tranquilidade em um parque público.
   Após cerca de meia hora, resolvemos fazer o caminho de volta para casa. Paramos para tomar água de côco no caminho e me vi em uma situação que me deu esperança na humanidade. Ao pagar pelos cocos, não notei que faltava um real de troco. No entanto, assim que percebeu, a dona da barraquinha me devolveu o dinheiro que faltava. Apesar de ser uma situação teoricamente normal, chamou minha atenção pela honestidade da mulher, algo que infelizmente não vemos todos os dias. Aquele um real poderia passar desapercebido por mim e ela lucraria um pouco mais, mas ela me devolveu, pois simplesmente sabe que não é correto roubar. Sim, por menor que seja o valor, é um roubo, mas que muitos o comentem como se fosse a coisa mais normal do mundo.
   Em contraposição à toda a violência na sociedade brasileira, especialmente em Goiânia, existem pessoas do bem que trabalham com dignidade para conquistar seus bens e crescer na vida. Pessoas assim me dão a esperança de que algum dia teremos uma sociedade melhor, mais unida, honesta e harmoniosa. As políticas governamentais de educação são essenciais. Porém, devo destacar a educação que vem de casa, aquela dada pelos pais, que independe da classe social ou da condição financeira, mas que determina o tipo de cidadão que a criança se tornará no futuro.
   Aproveito o dia de hoje para parabenizar à todas as mães pelo papel essencial que exercem na vida de seus filhos. Elas abrem mão de tantas coisas e sonhos, pois seu maior sonho passa a ser ver seus filhos crescerem e e terem um futuro brilhante. São tantas noites de sono perdidas e tantos sacrifícios que fazem por nós que elas merecem todo o respeito e amor do mundo. O carinho, amor, dedicação e  educação dados por nossas mães determinam quem somos e, por isso, sou eternamente grata pela mãe extraordinária que tenho. Obrigada, mãe, por tudo que já fez e vem fazendo por mim. Amo você incondicionalmente. Feliz dia das mães!

2 comentários:

  1. Michelle querida felicito a novamente e todas as vezes que leio você. Sua sensibilidade tão madura em um corpinho juvenil...que pela bagagem espiritual, moral, encanta a quem possa ser.Querida menina/mulher Parabéns por fazer juz ao recebimento e bonanças de muita luz a você e sua bela família Te amo!

    ResponderExcluir
  2. Michelle querida felicito a novamente e todas as vezes que leio você. Sua sensibilidade tão madura em um corpinho juvenil...que pela bagagem espiritual, moral, encanta a quem possa ser.Querida menina/mulher Parabéns por fazer juz ao recebimento e bonanças de muita luz a você e sua bela família Te amo!

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar!