domingo, 20 de março de 2016

Dia Internacional da Felicidade


     Poucos sabem que hoje, 20 de março, é o Dia Internacional da Felicidade. A data foi instituída em 2012 pela Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) com o objetivo de promover reflexões sobre a importância de ser feliz para o convívio pacífico entre os povos no mundo.
     A inspiração para a criação da data foi a iniciativa do Butão, que desde 1972 adota como estatística oficial o FIB (Felicidade Interna Bruta) ao invés do PIB (Produto Interno Bruto). O país acredita que a qualidade de vida da população transcende os aspectos econômicos e, portanto, realiza análises culturais, psicológicas, ambientais e espirituais para avaliar o desenvolvimento da nação.
     Nesse sentido, resolvi aproveitar a data para refletir sobre a felicidade, esse estado de espírito tão almejado por todos. Fazendo um flashback de um texto sobre a Felicidade que escrevi em 2012, vou relembrar algumas coisas que disse então, mas que ainda são completamente verdadeiras para mim.
     É importante lembrar que a felicidade pode estar não somente em momentos grandiosos, mas também nas situações mais simples. Uma conversa entre amigos, um almoço de família, assistir a um filme debaixo das cobertas comendo pipoca... Cada um sabe os passos para ter pequenos momentos de felicidade, que nos ajudam a lidar com as tensões do cotidiano. Esses momentos fazem com que possamos levar a vida mais leve e são essenciais para nosso bem estar.
     Além disso, devo acrescentar que a felicidade está intimamente ligada ao coletivo. Estar próximo de pessoas que amamos, mesmo que não fisicamente, é fundamental para nos sentirmos felizes. Nesse sentido, posso dizer que a felicidade é contagiante, pois quando estamos felizes, muitas vezes deixamos alegres as pessoas a nossa volta. Portanto, a vida em comunidade está bastante associada à felicidade e assim, a manutenção de relacionamentos saudáveis contribui para a felicidade. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar!