sábado, 22 de fevereiro de 2014

A Escola da Vida

Queridos leitores, 
Gostaria de me desculpar pela recente ausência. Tenho que admitir que o 1º ano do Ensino Médio está bastante complicado, cheio de novas disciplinas e milhares de provas toda semana. Mas com o tempo, vou me adaptando e irei conseguir me organizar para postar mais aqui no blog.
Sem mais delongas, aqui vai mais um texto para vocês. É uma dissertação sobre o tema "Viver e Aprender", cobrado na primeira edição do ENEM em 1998.


    Aprender é um ato constante na vida de todas as pessoas. Mesmo que de forma involuntária, todos aprendem algo em seu cotidiano. Vivemos em uma grande escola em que podemos aprender muito com simples ações de pessoas à nossa volta, com as dificuldades que passamos e com nossos erros e acertos.
    Se observarmos atentamente o mundo que nos rodeia, podemos perceber pequenas ações que nos trazem lições muito importantes. Ser educado, generoso, atencioso e compreensivo com o próximo dizendo simples palavras como 'bom dia' e 'como vai?' pode tornar o dia de muitas pessoas mais agradável. Ouvir e ajudar alguém em um momento de dificuldade, ou apenas manter limpos e organizados os locais que utilizamos podem ser ações que fazem a diferença na convivência social.
    Ao observarmos essas ações e refletirmos sobre elas, podemos aprender com os erros e acertos dos que estão à nossa volta. Além disso, não se pode deixar de analisar nossas próprias ações, para que possamos crescer e prosperar.
    As dificuldade que passamos também fazem parte do processo de aprendizagem ao longo da vida. Ao aprender a lidar com elas, nos tornamos mais fortes e resistentes e passamos a ver o mundo de maneiras diferentes, valorizando ainda pequenos detalhes do nosso cotidiano.
    Refletindo sobre ações que vemos e praticamos, aprendemos lições fundamentais à vida em sociedade, e tornamo-nos pessoas melhores. Assim, é possível se inserir melhor na comunidade, convivendo bem com as pessoas e sendo feliz.

2 comentários:

  1. SIM MICHELLE ,ESTA ESCOLA CHAMADA VIDA NOS DÁ OPORTUNIDADES DESTE APRENDIZADOS, E SE PRESTARMOS BEM ATENÇAÕ,CADA LIÇÃO VEM COROADA DE QUISITOS ENRIQUECEDORES. BJS MENINA LINDA....VIVER E NAO TER A VERGONHA DE SER FELIZZ........

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar!