terça-feira, 7 de maio de 2013

Inteligência Juvenil


Os adolescentes de fato são mais inteligentes longe dos adultos?



A partir da leitura da reportagem de Jerônimo Teixeira publicada na revista Veja do dia 24 de abril, a respeito do romancista americano John Green, é possível afirmar que sim, os adolescentes são mais inteligentes longe dos adultos. Entretanto, a resposta para essa pergunta pode ser díspar de acordo com a situação e o adolescente em questão. Alguns jovens sentem-se intimidados pelos adultos e não demonstram sua inteligência perto deles. Talvez, por receio de estar equivocado ou por pura timidez. Não obstante, há adolescentes que gostam e se sentem à vontade para fazê-lo próximo dos adultos, sendo esses jovens considerados a minoria.
Tendo em foco a maioria dos jovens, aqueles que se acanham quando perto dos adultos, é possível presumir que sua sabedoria é contida e muitas vezes não utilizada de forma correta. Por passarem grande parte de seu tempo navegando na internet, em redes sociais, sem fins de busca ou aperfeiçoamento de conhecimentos, muitos adolescentes não desenvolvem sua inteligência. Não buscam mecanismos para aprimorar suas noções, não leem livros, jornais, revistas, nem se interessam por questões políticas. Todavia, são bastante capazes de compreender questões e linhas de raciocínio dos mais elaborados, se houver vontade e empenho.
Contudo, o interesse por novos conhecimentos encontra-se escasso no cotidiano dos jovens de hoje. Essa curiosidade que falta precisa ser estimulada e apurada para que se concretize em intelecção. É necessário menos atenção à futilidade e mais à cultura.

Bom, leitores, depois de um tempo sem novas postagens, este foi mais um texto para vocês. O tema foi proposto em uma aula de redação em decorrência da leitura da reportagem sobre o escritor John Green, que achei muito interessante. Espero que tenham gostado. Deixem seus comentários.
Para ter acesso à reportagem mencionada, clique aqui.

4 comentários:

  1. Amei seu blog Michelle!!!! Lindo!! Gostei dos textos tb, muito interresante. Bjssss da Fernanda Mendes.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Fernanda! Que bom que gostou, continue acompanhando novos textos e indique para os amigos por favor. Bjos

    ResponderExcluir
  3. Mi, adorei seu texto! Eu concordo que nós adolescentes conseguimos nos concentrar mais nos estudos quando estamos sozinhos ou longe de adultos, pois acontece realmente isso comigo.Beijos prima.
    By:Ana Júlia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Ana Julia! Obrigada por acompanhar meus textos e pelo apoio. Que bom que gostou de mais este.
      Bjs, Mi

      Excluir

Obrigada por comentar!