![]() |
Cores em Cores Michelle Barros Oliveira |
Muitas vezes, o homem cria em busca da reestruturação de si próprio e do ambiente de uma forma utópica, além de muitas vezes, ter o objetivo de expor crenças comuns para serem articuladas, sendo verdadeiros testemunhos históricos e contribuindo na visão de mundo de muitos.
A criatividade é o ponto de partida para a criação de uma obra de arte, que permite que muitas vezes, meros objetos se tornem obras primas. Assim fez Picasso em sua obra "Cabeça de Touro" utilizando o banco e o guidão de uma velha bicicleta. Contudo, podemos conceituar que mesmo o mais precioso objeto não pode ser considerado uma obra a não ser que haja imaginação e trabalho manual, seja ele qual for, em seu processo criativo. Este, pode se dizer que é composto por uma série de saltos imaginativos e inúmeras tentativas do artista de dar forma à sua imaginação. Esse novo objeto criado, tende a ser visto por uma coisa viva por seu criador. Devido à isso, a criatividade já foi um conceito reservado à Deus, pois somente Ele poderia dar forma á uma ideia.
![]() |
Cabeça de Touro Pablo Picasso |
O artista não cria apenas para satisfazer seu próprio desejo, mas para que sua obra seja apreciada, sendo muitas vezes a apreciação o motivo principal para criar, pois o processo criativo não finaliza-se enquanto a obra não encontrar um público específico, aquele que ama e respeita a arte.
A partir da frase "A arte é o último estágio da evolução de uma sociedade", podemos analisar que a arte está presente em tudo e influencia uma sociedade em todos os aspectos, seja na educação, na arquitetura e principalmente na cultura de um povo. Acredito que o Brasil ainda é de certa forma bastante leigo e precisa evoluir bastante no quesito Arte. É necessário maior valorização e contato da população com os variados tipos de arte, locais ou estrangeiras. O caminho para encontrar a arte está aberto à todos, podemos assim ampliar nosso conhecimento e com aprendizado, pesquisas e valorização, conseguimos criar opiniões e escolhas individuais a respeito das obras de arte, podendo afirmar que sabemos sobre aquilo que gostamos.
Partindo da leitura de algumas partes do livro "Iniciação à História da Arte" e "História da Arte"de Graça Proença, escrevi estas reflexões sobre o que é a Arte e suas finalidades. Agradeço ao meu professor de Arte Leandro Bessa pela orientação e incentivo. Espero que tenham gostado. Deixem seus comentários!